Biografia — Biography


Alexandre A. R. Costa, 1973


Biografia breve
Desenvolve o seu trabalho no âmbito das artes plásticas e da performance desde 1996 em Portugal, Alemanha, França, Inglaterra, Itália, Espanha, Lituânia, Indonésia, Brasil, Canadá e Estados Unidos da América. As suas práticas de curadoria e de direção artística acontecem desde 1999, organizando exposições, eventos e fundando projetos e espaços culturais independentes na cidade do Porto, outras cidades do norte de Portugal e no estrangeiro como São Paulo e Berlim.

Pós-Doutoramento, Universidade do Porto, 2023 e Doutoramento em Belas Artes, Universidad de Vigo, 2016 como Bolseiro Internacional FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
Docente do Ensino Superior Artístico desde 2002. Professor Auxiliar convidado do Departamento de Artes Plásticas da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e Investigador do i2ADS – Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade.

Short biography
He has been displaying his work in the field of visual arts and performance since 1996 in Portugal, Germany, France, England, Italy, Spain, Lithuania, Indonesia, Brazil, Canada, and the United States of America. His curatorial and artistic direction practices have been taking place since 1999, organizing exhibitions and founding projects and independent cultural spaces in Porto, other cities in the north of Portugal and abroad as São Paulo and Berlin.

Post-PhD, University of Porto, 2023 and Ph.D. in Fine Arts, University of Vigo, 2016 with the International Scholarship from FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia. University and Polytechnic Higher Education teacher since 2002. Invited Professor at University of Porto, Faculty of Fine Arts and Researcher at i2ADS – Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade, FBAUP.

https://alexandrearcosta.com/



______________________________________


Biografia

Prática Artística
Desenvolve trabalho no âmbito das artes plásticas e da performance desde 1996 em Portugal, Alemanha, França, Inglaterra, Itália, Espanha, Lituânia, Indonésia, Brasil, Canadá e Estados Unidos da América. As práticas de curadoria e de direção artística acontecem desde 1999, organizando exposições, eventos e fundando projetos e espaços culturais independentes na cidade do Porto, outras cidades do norte de Portugal e no estrangeiro como São Paulo e Berlim.

Os seus trabalhos no campo da escultura, instalação, desenho, arte pública, fotografia, vídeo, som, performance e práticas cooperativas, foram expostos em mais de uma centena de exposições, individualmente ou com outros artistas, como por exemplo, Javier Tudela, Tim Etchells, Edmund Francis, Martin Creed ou Tracey Emin. Apresentou ainda 75 performances com ambientes/instalação até ao momento, entre as quais no RIAP - Rencontre internationale d’art performance, Quebec City e Montreal sob direção de Richard Martel.

Em 2012 o seu trabalho de arte pública ANTI-MONUMENTO À GUERRA - WAR TOY ON MY WAR é nomeado para o International Award for Excellence in Public Art, pela Forecast – Public Art, recebendo no ano seguinte, num evento concertado pela autarquia e a Amnistia Internacional, a distinção da Presidência da República Portuguesa. Recebe a medalha de mérito cultural da cidade onde cresceu, Vila Nova de Famalicão (2016). 

É representado pela galeria Serpente Contemporânea, Porto.

Práticas Programáticas e de Curadoria, Ativismo Cultural
Colabora com a Fundação Calouste Gulbenkian no âmbito dos 50 anos de arte portuguesa (2008) e, foi curador de mais de 50 exposições individualmente ou em colaboração com outros artistas, tendo sido por exemplo curador com Tiago Almeida da exposição de vídeo-arte portuguesa TransatlânticaXTranstlântida (2012) no Centro Cultural de São Paulo, Brasil.

Diretor artístico e curador do PROJECTO IMAN – Arte Contemporânea (2005–2011) e diretor do serviço pedagógico do projeto CAF – Casa das Artes, Famalicão, TC - Theatro Circo, Braga e CCVF - Centro Cultural Vila Flor, Guimarães entre outros espaços e instituições. Divulgou e internacionalizou o trabalho de artistas portugueses em quatro países. No Porto, foi membro fundador e codirector artístico do Espaço Artes Múltiplas – Intervenção Artística e Cultural; Projeto programático ARTEMOSFERAS; ArtemosferasDesign e Projeto IN`Side`OUT (2000–2003) estabelecendo-se uma parceria com a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Na mesma altura funda o coletivo de artes visuais e performance The Fictionary Players, com Jorge F. Santos e Miguel Seabra, que organizam com Hugo Brito os Ateliers Mompilher e o evento artístico anual Sopa de Pedra (2011–pres.). Desde 2018 dirige o CAV – Ciclo de Artes Visuais, na Associação Cultural Elogio Vadio onde desde a sua fundação em 2016 assume o cargo de Presidente da Assembleia Geral. É artista residente da Galeria de arte Serpente Contemporânea no Porto, sob direção de Isabel e Rodrigo Cabral. Especialista, Comissão de Acompanhamento e Avaliação | Artes Visuais | DGARTES - Direção Geral das Artes do Ministério da Cultura.

Docência
Professor Auxiliar convidado do Departamento de Artes Plásticas da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. 
Colabora ainda como Professor Auxiliar Convidado na Licenciatura de Artes Visuais da EAAD - Escola de Arquitetura, Arte e Design, Universidade do Minho; Professor Auxiliar Convidado na Licenciatura de Arte Multimédia da Universidade da Maia; Professor Convidado Externo (pontual) na Facultad de Bellas Artes Universidad de Vigo, Espanha.

Desde 2002 é docente do ensino superior artístico (Universidade e Politécnico) em Portugal e, pontualmente Professor Convidado Externo (Internacional). Foi Coordenador de CE (2), Membro de Comissões de Cursos (5), Membro proponente de NCE (3), Membro de equipa de restruturação de CE (3), Membro fundador de Centro de Criação Artística - investigação (1), e Responsável, por exemplo, pelas UCs de atelier de artes plásticas - escultura, desenho, curadoria, investigação em arte, arte contemporânea, performance, instalação e tecnologias, entre outras como estudos de composição, sistemas de representação, gestão cultural, semiologia da arte ou filosofia e teorias da arte.

Histórico:

2020 - presente
Instituição:
FBAUP, EAAD - UMinho, FBAUV, UMaia
Categorias e Funções:
Professor Auxiliar Convidado (Nacional) e Professor Convidado Externo (Internacional).

Descrição:
Professor Auxiliar Convidado no Departamento de Artes Plásticas da FBAUP - Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.
Colabora ainda como:
Professor Auxiliar Convidado na Licenciatura de Artes Visuais da EAAD - Escola de Arquitetura, Arte e Design, Universidade do Minho.
Professor Auxiliar Convidado na Licenciatura de Arte Multimédia da Universidade da Maia.
Professor Convidado Externo (pontual) na Facultad de Bellas Artes Universidad de Vigo, Espanha.

2003 - 2023
Instituição:
IPVC e ESG
Categorias e Funções:
Docente colaborador, palestrante, Assistente Convidado, Professor Adjunto Convidado, Professor Auxiliar Convidado, Coordenador de CE, Membro de Comissões de Cursos, Membro do Conselho Pedagógico, Representante dos Professores Doutorados.

Descrição:
Para além de docente colaborador (2003-2008), assistente convidado (2008-2009; 2013-16; 2020-2023) e professor adjunto convidado (2016-2020) assumiu diversos cargos como membro de comissões científicas das licenciaturas de artes plásticas e tecnologias artísticas (APTA) e de gestão artística e cultural (GAC), sendo membro da comissão proponente da licenciatura em artes plásticas e tecnologias artísticas. Foi ainda proponente e membro da comissão do curso técnico superior profissional em Ilustração e Produção Gráfica (IPG). Elemento do grupo disciplinar de ADH - Arte, Design e Humanidades do I.P.V.C. - Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Foi ainda, entre 2015 e 2016 Professor Auxiliar Convidado, Membro de Comissão de Curso e Coordenador da licenciatura em artes plásticas e multimédia, com direção do Professor Henrique Silva na ESG - Escola Superior Gallaecia.

2002 - 2007
Instituição: ISEIT e ESE-IP
Categorias e Funções:
Assistente Convidado, Membro de Comissões de Cursos e de Centro Internacional de Criação Artística.

Descrição:
Para além de docente, foi membro coordenador do Cicriart - Centro Internacional de Criação Artística/ licenciatura em pintura e escultura com coordenação científica do Escultor José Rodrigues: ISEIT - Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares do Campus Universitério de Viseu e nas comissões científica e pedagógica da Pós-graduação em Projetos Culturais da ESE IPiaget Campus Académico de Vila Nova de Gaia.

Investigação
Como investigador está fundamentalmente envolvido em projetos relacionados com a prática e divulgação da arte, conhecimento e complexidade e a experiência social. Investigador do CITEI - Centro de Investigação em Tecnologias e Estudos Intermédia e no i2ADS. - Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade, Universidade do Porto, onde realizou o seu Pós-Doutoramento.

Entre 2009 e 2013 recebe a bolsa internacional de investigação da Fundação para a Ciência e Tecnologia que apoia e permite a obtenção do seu Doutoramento, com a distinção Sobresaliente Cum Laude, Facultad de Bellas Artes, Universidad de Vigo (2016).

Em 2022 realiza a residência artística com experiência social em Caminha “ATELIER [A]DIABÁTICO - Alexandre A. R. Costa com Uma Imensa Minoria” projeto inclusivo de modelo transversal entre as práticas oficinais, comunitárias, programáticas, produção e de curadoria, resultando numa exposição em espaço museológico, uma conferência internacional, uma publicação e um documentário.  

Tem colaborado com instituições culturais e projetos independentes, com outros autores, artistas, curadores e investigadores nacionais e internacionais, e viu os seus projetos serem apoiados pelos programas IAC – Instituto de Arte Contemporânea, DGARTES - Direção Geral das Artes, FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia, Ministério do Ambiente, Ministério da Cultura, Fundos Municipais para a Cultura, O NOVO NORTE - Programa Operacional Regional do Norte, QREN – Quadro de Referência Estratégico Nacional, Portugal 2007-2013, Programa Cultura para Todos, Programa Operacional Regional do Norte – Norte 2020, Portugal 2020, República Portuguesa, União Europeia – Fundo Europeu para o Desenvolvimento Regional.

Os seus trabalhos no âmbito das artes plásticas, visuais, performance, projetos cooperativos, práticas de curadoria ou projetos de direção artística, constam em várias publicações nacionais e internacionais.

Estudos
Pós-Doutoramento em Artes Plásticas, Universidade do Porto, Faculdade de Belas Artes, i2ADS - Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade (2023); Doutoramento em Bellas Artes, com distinção de Sobresaliente Cum Laude, pelo Departamento de Escultura, Facultad de Bellas Artes, Universidad de Vigo (2016) com o apoio de uma bolsa de investigação FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia; Curso de Doctorado em Bellas Artes (2004) e D.E.A. - Diploma de Estudios Avanzados em Bellas Artes, pelo departmento de Dibujo, Facultad de Bellas Artes, Universidad de Vigo (2005); Postgraduate Diploma/ Master of Arts, Art, Craft & Design Education (New Genre Public Art, Site-Specific Art), Surrey University of Roehampton London, U.K. (2003); Licenciatura em Artes Plásticas - Escultura, Faculdade de Belas Artes, Universidade do Porto (1999);




Alexandre A. R. Costa, 1973

Biography

Artistic Practice
He has been displaying his work in the field of visual arts and performance since 1996 in Portugal, Germany, France, England, Italy, Spain, Lithuania, Indonesia, Brazil, Canada, and the United States of America. Curatorial and artistic direction practices have been taking place since 1999, organizing exhibitions and founding projects and independent cultural spaces in Porto, other cities in the north of Portugal and abroad as São Paulo and Berlin.

His works in the field of sculpture, installation, drawing, public art, photography, video, sound and performance have been presented in more than 100 exhibitions individually or with other artists, such as Javier Tudela, Tim Etchells, Edmund Francis, Martin Creed or Tracey Emin. He also has presented 75 performances with instalations so far, including at RIAP - Rencontre Internationale d’Art Performance, Quebec City and Montreal under the direction of Richard Martel.


Em 2012 his public artwork ANTI-MONUMENTO À GUERRA - WAR TOY ON MY WAR was nominated for the International Award for Excellence in Public Art, by the Forecast – Public Art, receiving in an event organized by the city council and Amnesty International, the distinction of the Presidency of the Portuguese Republic, in the following year. Receives the medal of cultural merit of the city of Vila Nova de Famalicão in 2016.

He is represented by the Serpente Contemporânea Gallery, Porto.

Programmatic and Curatorial Practices, Cultural Activism
He collaborated with Calouste Gulbenkian Foundation within the scope of 50 years of Portuguese art, Lisbon, Portugal (2008) and he has curated more than 50 exhibitions individually or in collaboration with other artists, having for example been a curator with Tiago Almeida for the TransatlânticaXTranstlântida Portuguese Video Art Exhibition at Centro Cultural de São Paulo, Brazil (2012).

He was the artistic director and curator of PROJECTO I.M.A.N. - Arte Contemporânea (2005–2011) and project pedagogical service director at CAF - Casa das Artes, Famalicão, Portugal, Theatro Circo, Braga, Portugal and CCVF - Centro Cultural Vila Flor, Guimarães, Portugal, and other institutions. He has worked for the dissemination and internationalization of the work of Portuguese artists in four countries.

He has extensive work in Porto, Portugal, where he was a founding member and artistic co-director of "Espaço Artes Múltiplas – Intervenção Artística e Cultural"; "ARTEMOSFERAS" programmatic project; "ArtemosferasDesign" and the "IN'Side'OUT" project (2000–2003), establishing a partnership with the Faculdade de Belas Artes, Universidade do Porto, Portugal. At the same time, he founded the collective of visual arts and performance "The Fictionary Players", with Jorge F. Santos and Miguel Seabra, who organize with Hugo Brito the "Ateliers Mompilher" (studio practices) and the annual art event "Sopa de Pedra" (2011 – Present). Since 2018 he manages the "C.A.V. - Ciclo de Artes Visuais", at the Cultural Association Elogio Vadio where, since its foundation in 2016, he has assumed the position of President of the General Assembly. He is a resident artist, in Porto, of Serpente Contemporânea - Art Gallery. Specialist, Monitoring and Evaluation Committee | Visual Arts | DGARTES.

Teaching
Invited Professor in the Fine Arts department, Faculty of Fine Arts, University of Porto.
Furthermore, it collaborates as a guest Professor with the Visual Arts degree at the School of Architecture, Art and Design, University of Minho; in the Multimedia Art degree, University of Maia - ISMAI; in Fine Arts, Faculty of Fine Arts, University of Vigo, Spain, as an Invited External Professor (infrequently).

Since 2002 he is a teacher in the artistic higher education and has been responsible for units, for example, of fine arts studio - sculpture, drawing, curatorial practices, research in art, contemporary art, performance, installation and technologies or, composition studies, representation systems, cultural management, philosophy and art theories. He assumes several positions as a member of scientific commissions in fine arts or cultural management degrees, being member of committees that worked on the undergraduate degree in fine arts proposal (ADH - Art, Design and Humanities group, I.P.V.C. ); coordinator of the degree in fine arts and multimedia with the direction Professor Henrique Silva (ESG) or as coordinator member of Cicriart - Centro Internacional de Criação Artística/ degree in painting and sculpture (ISEIT).

Research
As a researcher, he is involved in projects related to the practice and dissemination of art, knowledge, and complexity and social experience. Researcher, CITEI - Center for Research in Technologies and Intermedia Studies and, Researcher, i2ADS., University of Porto, Faculty of Fine Arts, where he earned his Post-PhD.


Between 2009 and 2013 he has received an international research grant from FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia (PhD in Fine Arts).

In 2022, he holds an artistic residency with a social experience in Caminha “ATELIER [A]DIABÁTICO - Alexandre A. R. Costa com Uma Immensa Minoria” an inclusive project with a transversal model between workshop, community, programmatic, production and curatorship practices, resulting in an exhibition in the museum, an international conference, a publication and a documentary.


He has been collaborating with cultural institutions and independent projects, with others national and international authors, artists, curators and researchers, and saw his projects being supported by IAC – Instituto de Arte Contemporânea, DGARTES - Direção Geral das Artes, FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia, Ministério do Ambiente, Ministério da Cultura, Fundos Municipais para a Cultura, O NOVO NORTE - Programa Operacional Regional do Norte, QREN – Quadro de Referência Estratégico Nacional, Portugal 2007-2013, República Portuguesa, União Europeia – Fundo Europeu para o Desenvolvimento Regional.

His visual and performance artworks, cooperative projects, curatorial practices, and artistic direction projects are featured in several national and international publications. He also has wide participation in conferences and has publications and critical reviews presented in national and international exhibition catalogues, magazines and books.

Studies
Post-PhD, i2ADS. - Research Institute in Art, Design and Society, University of Porto, Faculty of Fine Arts (2023); PhD in Fine Arts, with distinction, by the Sculpture Department, Facultad de Bellas Artes, Universidad de Vigo, Spain (2016) with the support of FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia research grant;PhD course in Fine Arts (2004) and PhD Advanced Studies Diploma in Fine Arts, by the Drawing department, Facultad de Bellas Artes, Universidad de Vigo, Spain (2005);
Postgraduate Diploma/ Master of Arts, Art, Craft & Design Education (New Genre Public Art, Site-Specific Art), Surrey University of Roehampton London, U.K. (2003); Fine Arts degree in Sculpture, Faculdade de Belas Artes, Universidade do Porto, Portugal (1999);


© Alexandre A. R. Costa